A construção da performance instrumental no estágio da iniciação: diálogos entre a técnica e a criatividade – Amplificar

A construção da performance instrumental no estágio da iniciação: diálogos entre a técnica e a criatividade

Resumo

O presente texto é um recorte da pesquisa de mestrado que trata da improvisação na aprendizagem da clarineta. Este estudo pretendeu realizar uma revisão de literatura sobre o termo performance, procurando compreende-lo no estágio da iniciação instrumental sob dois parâmetros básicos: um primeiro essencialmente técnico e um segundo relacionado a criatividade musical. A ideia foi analisar os conceitos que envolvem construção da técnica da instrumental e relacioná-los com entendimento musical no intuito de estabelecer parâmetros da performance musical que possam ser considerados satisfatórios em um estágio de iniciação.

The Construction of Instrumental Performance in the Stage of Initiation: Dialogues Between Technique And Creativity

This text is part of research early clarinet learning and improvisational processes. This article presents a literature review on two subjects: clarinet technique and musical creativity. The purpose was to analyze the definitions on the two subjects and relate them to musical understanding in order to establish parameters of musical performance that can be considered satisfactory in a stage of initiation.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.