A formação de plateia e os processos de transmissão musical em uma escola de música privada de João Pessoa – Amplificar

A formação de plateia e os processos de transmissão musical em uma escola de música privada de João Pessoa

Resumo

Este trabalho tem como objetivo geral discutir como se dá a formação de uma audição crítica-reflexiva no espaço de uma escola de música privada. Ele é fruto de uma investigação mais abrangente que busca identificar os processos metodológicos de ensino nos cursos de violão e guitarra em três escolas de música privadas da cidade de João Pessoa-PB. Foram estabelecidos como objetivos específicos da investigação: identificar generalidades comuns às escolas de música privadas; descrever os aspectos específicos da escola investigada; identificar trabalhos que investigaram as práticas musicais urbanas na cidade de João Pessoa; descrever a atual paisagem sonora de João Pessoa; refletir sobre o desenvolvimento do gosto musical. A investigação e a consequente elaboração deste trabalho ocorreram em três momentos: fase exploratória em campo, pesquisa bibliográfica e a efetiva discussão dos dados coletados a partir de um “diálogo” com autores como: Adorno, Langer, Schafer e Bourdieu. Este último, em especial, contribui consistentemente para uma reflexão acerca do desenvolvimento do gosto musical. Nas considerações finais o trabalho ressalta o papel que a escola de música pode ter na formação de plateias menos incautas.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.