A experiência docente e a formação violonística e pedagógica na construção do “saber-fazer” e do “saber-ser” de um professor de violão – Amplificar

A experiência docente e a formação violonística e pedagógica na construção do “saber-fazer” e do “saber-ser” de um professor de violão

Resumo

Este trabalho constitui um estudo das implicações da experiência docente e da formação violonística e pedagógica na construção do “saber-fazer” e do “saber-ser” de um professor de violão que atua numa escola livre de música em Santa Catarina. Os dados foram coletados por meio das técnicas da estimulação de recordação, da observação e da entrevista semiestruturada. A pesquisa mostrou que a experiência como professor de violão proporcionou a elaboração de certezas no âmbito da prática docente e a avaliação crítica de saberes provenientes de outras fontes. Foi também de grande relevância no processo vivido pelo sujeito ao longo do tempo de aprofundar e tornar mais sofisticada a sua compreensão sobre os alunos. Mostrou, ainda, que através da formação violonística o professor pode, além de aprender grande parte dos conteúdos que ensina, vivenciar, enquanto aluno, modelos de práticas pedagógicas específicas para os mesmos. Outro aspecto importante revelado nesta pesquisa é que o professor aqui estudado assume uma identidade profissional de “músico de sala de aula”, decorrente da visão integrada de sua atividade, não separando as práticas musicais das práticas docentes nas aulas de instrumento.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.