A educação musical nas escolas de ensino básico: as possíveis contribuições dos Projetos de Trabalho – Amplificar

A educação musical nas escolas de ensino básico: as possíveis contribuições dos Projetos de Trabalho

Resumo

O presente trabalho visa comunicar pesquisa de doutorado iniciada no primeiro semestre de 2013 com o objetivo de investigar se, e como, os Projetos de Trabalho, enquanto postura pedagógica historicamente construída e aplicada nos diversos níveis da educação formal, poderiam contribuir na implementação das práticas pedagógico-musicais nas escolas de ensino básico. Os procedimentos metodológicos preveem uma pesquisa exploratória, buscando associar as abordagens qualitativa e quantitativa, objetivando explorar os dados recolhidos através de fontes bibliográficas das áreas de Educação geral e específicas da Educação Musical. Pretende-se ainda uma aplicação prática dos pressupostos teóricos envolvendo alunos do curso de Licenciatura em Música da UFMG e escolas públicas de ensino básico em projetos de escolas de ensino em tempo integral no âmbito da extensão universitária.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.