A construção de trajetórias de trabalho na educação infantil: um estudo com professores(as) de música da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre – Amplificar

A construção de trajetórias de trabalho na educação infantil: um estudo com professores(as) de música da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

Resumo

A presente comunicação apresenta um recorte de minha dissertação de mestrado que teve como objetivo geral investigar as trajetórias de trabalho de professores(as) licenciados(as) em música nas Escolas Municipais de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino Porto Alegre. Os objetivos específicos foram: compreender como os(as) professores(as) de música se relacionam com os tempos, os espaços e os sujeitos da educação infantil; conhecer o modo como os(as) professores(as) de música definem os conteúdos e finalidades do ensino de música na educação infantil e identificar os limites e possibilidades percebidos pelos(as) professores(as) de música para realização de suas práticas de ensino. A estratégia de pesquisa foi a entrevista. A moldura teórica é embasada nos princípios da educação infantil cuidar e educar, nas noções de tempos e espaços e na ideia de trajetórias de trabalho. O estudo contou com a colaboração de uma professora e quatro professores de música que atuam em Escolas Municipais de Educação Infantil na cidade de Porto Alegre. A análise dos dados foi elaborada a partir de categorias centradas no trabalho dos(as) professores(as) de música: sua relação com os tempos, os espaços e os sujeitos, suas práticas educativo-musicais e sua relação com o próprio trabalho. Os resultados indicam que cada professor(a) tem uma história singular de trabalho, entretanto, a construção de uma trajetória de trabalho só é possível de ser feita na interação com os sujeitos na escola, especialmente as crianças, durante seu fazer docente.

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