A abordagem da música popular brasileira nos materiais didáticos para instrumentos de metais: perspectivas para o ensino de trompa – Amplificar

A abordagem da música popular brasileira nos materiais didáticos para instrumentos de metais: perspectivas para o ensino de trompa

Resumo

Este trabalho apresenta resultado parcial de pesquisa de doutorado em andamento, onde problematizo o ensino da música popular brasileira para instrumentos de metal. Por muito tempo, o ensino da nossa música esteve às margens do ensino formal, o que tem contribuído para a falta de sistematização no ensino dessas práticas. Nesse sentido, busco neste trabalho verificar os materiais didáticos utilizados no ensino da música popular brasileira para instrumentos de metal e verificar a aplicação desses materiais no ensino da trompa. Para identificar como nossa música tem sido abordada no ensino superior, além dos materiais publicados, estou coletando apostilas e planos de curso, apliquei questionário, estou realizando entrevistas com os professores de instrumentos de metal das universidades federais brasileiras e da UNICAMP e realizarei entrevista com os professores que apresentem de forma consistente o uso da música popular brasileira em suas práticas de ensino. Até o momento, não encontrei e não foi mencionado por nenhum dos professores com quem apliquei os questionários e realizei entrevista nenhum material didático publicado para o ensino da música popular brasileira para instrumentos de metal.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.