A percepção de cadências musicais sob a óptica cognitiva: Um estudo exploratório – Amplificar

A percepção de cadências musicais sob a óptica cognitiva: Um estudo exploratório

Resumo

O presente estudo propõe investigar a capacidade de identificação de cadências entre os estudantes de quatro diferentes níveis de teoria e percepção musical. Os fundamentos teóricos do presente estudo baseiam-se na teoria do desenvolvimento cognitivo musical de Serafine, que valoriza os processos de enculturação em relação à percepção, cognição e abstração musical, em termos de processos temporais e não temporais. Uma amostra constituída de estudantes participantes de Oficina de Teoria e Percepção Musical, em nível de extensão, da UFRGS (N = 64), distribuídos em quatro níveis, foram submetidos a uma testagem com 12 estímulos referentes às cadências (perfeitas, à dominante, plagal e deceptiva). Os resultados demonstraram que os estudantes foram capazes de reconhecer mais facilmente cadências à dominante e deceptiva. As cadências perfeita e plagal geraram maior índice de confusão.

The perception of musical cadences from the perspective of cognition: An exploratory study

The present study investigated the capacity of identification of cadences among the students of four levels of theory and musical perception courses. The theoretical fundamentals of the present study are based in the musical cognitive development theory by Serafine (1988), which values the enculturation processes regarding perception, cognition and musical abstraction in temporal and non-temporal processes. A sample constituted of students belonging to a Theory and Perception music university extension program at UFRGS (N = 64), distributed among four levels, were submitted to a test containing 12 stimuli embracing authentic, plagal, half cadence and deceptive cadences. The results have demonstrated the students were capable to recognize easier half cadence and deceptive cadence. The authentic and plagal cadences afforded higher confusion indexes.

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