A oficina de música na escola de tempo integral: um estudo na Rede Municipal de Goiânia – Amplificar

A oficina de música na escola de tempo integral: um estudo na Rede Municipal de Goiânia

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a prática das oficinas de música em duas escolas do município de Goiânia de tempo integral, para compreender como a metodologia utlizada contribui para a educação musical e integral dos alunos. Para realizar esta análise, escolhemos a abordagem qualitativa e coletamos dados por meio da observação das aulas de Oficina de Música de duas escolas municipais de tempo integral da Rede Municipal de Goiânia. Além das observações, com a intenção de enriquecer a pesquisa com a descrição de pessoas e situações, os instrumentos de coletas de dados também incluem entrevistas semiestruturadas feitas com as professoras e questionários respondidos por alunos. A análise dos dados seguiu um processo indutivo e interpretativo, a partir do estabelecimento de categorias de análise fundamentadas no trabalho de caracterização da metodologia de oficina realizado por Campos (1988). Percebemos que diversos aspectos relacionados ao desenvolvimento musical e integral do indivíduo poderiam ser contemplados, ao se adotar a metodologia de oficina como prática de educação musical. No entanto, apenas uma pequena parte desses aspectos foi, efetivamente, evidenciada no processo pedagógico das escolas nas quais se desenvolveu esta pesquisa. Este estudo sugere que a Secretaria Municipal de Educação proponha uma discussão sobre a fundamentação e a prática das propostas de oficina como metodologia de educação musical e que os professores aprofundem o conhecimento que possuem a respeito da metodologia, a fim de contribuírem para a educação musical e integral dos alunos.

The main aim of this research is to analyze Music Workshops practices in two different full time schools from the city of Goiânia in order to understand how this methodology contributes to students’ musical and integrate education. To do so, we have chosen the qualitative approach and have collected the data through the observation of Music Workshops in two different full time schools from the city of Goiânia. In the interest of enrich the research with description of people and situations, the data instruments also include, besides the observations, semistructed interviews with the teachers and questionnaires with the students. The data analyses followed an inductive and interpretive process establishing categories of analyses grounded on the work of methodology characterization of workshops made by Campos (1988). We have realized that many aspects related to musical and integrate development of the individual can be contemplated when a workshop methodology is adopted as a practice of musical education. However, only few of these aspects were effectively seen on the pedagogical process where the research was developed. This study suggests that the Secretaria Municipal de Educação proposes a discussion about the practice and grounding of the workshop proposals as a musical education methodology. From this discussion on, teachers will have the knowledge of how to develop their work so that they can, effectively, contribute to students’ musical and integrate education.

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