A noção de abertura na poética beriana do comentário composicional – Amplificar

A noção de abertura na poética beriana do comentário composicional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo investigar a especificidade da noção de abertura no interior do pensamento composicional de Luciano Berio (1925-2003). Tendo em vista a importância desta noção em seu percurso criativo, este estudo pretende examinar a correlação entre a abertura, enquanto um princípio poético, e o trabalho de elaboração de procedimentos aptos a operar um desdobramento de uma obra acabada no interior de um novo processo composicional singular. A fim de ilustrar um conjunto variado de procedimentos de abertura, será observada a potencialização de diversos aspectos de um trecho da obra Sequenza VII (1969), para oboé solo, no interior de Chemins IV (1975), para oboé e onze cordas, a qual caracteriza o processo beriano do comentário.

On the notion of oppeness in Luciano Berio's poetics of the compositional commentary

This paper aims to investigate the specificity of the concept of openness within the compositional thinking of Luciano Berio (1925-2003). Given the importance of this notion in his creative path, this study intends to examine the correlation between openness, as a poetic principle, and the process of elaboration of procedures which are able to operate an outgrowth of a finished piece within a new singular compositional process . To illustrate a diverse set of opening procedures, it will be observed the potentialization of various aspects of a section of the piece Sequenza VII (1969), for solo oboe within Chemins IV (1975), for oboe and eleven strings, which characterizes the Berio's process of the commentary.

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