A natureza do feedback na aprendizagem e ensino de piano de nível avançado com uso de tecnologia: Um estudo de caso – Amplificar

A natureza do feedback na aprendizagem e ensino de piano de nível avançado com uso de tecnologia: Um estudo de caso

Resumo

O feedback é considerado por pesquisadores em educação musical como uma das etapas a serem consideradas no processo de aprendizagem em jovens alunos instrumentistas. Há evidências de que a aplicação da tecnologia aumenta o feedback no ensino da performance musical. O objetivo da presente pesquisa foi verificar como a tecnologia pode ser usada sistematicamente em uma aula de piano, a partir de um estudo de caso. Um estudo de caso foi realizado no Brasil. Os participantes foram professores e alunos no ensino superior e a pesquisadora. Os dados foram coletados em observações de vídeos das aulas, entrevistas com os participantes e informações geradas por tecnologia. Esta, aplicada nas aulas, envolveu o uso de um piano digital conectado a um computador portátil através de Musical Instrument Digital Interface que executava um software Digital Audio Workstation e uma tela de computador adicional. A análise temática dos dados sugere que tipos de feedback adicionais, gerados por tecnologia, foram observados além dos convencionais, feedback verbal e não verbal, providos pelos participantes. O feedback adicional parece deixar o foco da aula mais claro, podendo tornar os alunos mais conscientes de suas performances e agilizar o processo de aprendizagem. Consequentemente, as diferenças de perspectivas de professores e alunos acerca das prioridades de aprendizagem na aula de piano parecem ter sido minimizadas. Além disso, pares participantes evidenciaram possuir preferências individuais quanto ao uso de feedback auditivo ou visual. Os resultados sugerem que há um uso para o feedback gerado pela tecnologia ao lado de feedback provido pelo professor que pode otimizar as abordagens pedagógicas mais tradicionais de ensino de piano de nível avançado.

The nature of feedback in advanced level piano learning and teaching with the use of technology: A case study

Feedback is a crucial aspect in the learning process. Evidence suggests that the application of technology can augment feedback in learning. However, it is yet unclear how technology can be used in advanced level piano studio. A case study was therefore undertaken in Brazil to investigate the nature of feedback when technology is used in advanced level piano lessons. The participants were three pairs of teachers and their respective students in higher education, and the researcher. Three data sets were collected: video observations, interviews, and technology-generated data. The technologic system involved a digital piano connected to a laptop computer running Digital Audio Workstation software using a Musical Instrument Digital Interface, and an additional computer screen. Findings indicate that when technology is applied in a piano studio, this provides additional feedback to that already offered by teachers. These findings suggest that: (i) additional feedback made the lesson foci clearer; (ii) students became more conscious of their performances; (iii) the learning process was enhanced. Ultimately, this appeared to reduce the differences in the perceptions of teachers and students concerning learning priorities in piano lessons. Participants also indicated individual preferences for the use of either auditory or visual additional feedback. The findings would thus suggest there is indeed a use for technology-generated feedback alongside teacher feedback; this could in turn optimize more traditional pedagogical approaches in higher education piano learning and teaching.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.