A música popular como um campo de trabalho produtivo ao capital: um estudo (em andamento) com músicos atuantes na cidade do Rio de Janeiro – Amplificar

A música popular como um campo de trabalho produtivo ao capital: um estudo (em andamento) com músicos atuantes na cidade do Rio de Janeiro

Resumo

O trabalho constitui-se em um estudo realizado em dois momentos distintos: por meio da observação participante em casas de shows localizadas na região da Lapa/RJ e de pesquisa tipo survey com músicos associados ao Sindicato dos Músicos do Estado do RJ. Através dessas etapas busca-se compreender e discutir as relações sociais de produção da música, em especial a popular. A opção teórico-metodológica da pesquisa é o materialismo histórico, através do método da crítica da economia política. Nesse contexto, é possível evidenciar a produção musical como um setor imerso nos processos gerais da produção capitalista, cujas determinações históricas vão moldando e adequando seus processos e suas relações de trabalho às necessidades capitalistas de produção e geração de lucro, configurando-se o trabalho do músico como um trabalho produtivo ao capital.

The Popular Music as a Productive Work Field to the Capital: a Study (in progress) with Active Musicians in the City of Rio de Janeiro

The work consists of a study accomplished in two distinct moments: by participant observation in show houses located in the region of Lapa, Rio de Janeiro, and by survey research with Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro’s associated musicians. It is sought to understand and discuss the social relations of music production, the popular music in particular, through these steps. The theoretical and methodological option of this research is the historical materialism, through the method of criticism and political economy. In this context, it is possible to realize musical production as an immerse sector in the general processes of capitalist production, whose historical determinations mold and suit its processes and its employment relations to the capitalist production needs and profit generation, setting the musicians works as productive to the capital.

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