A música popular brasileira nas orquestras da Rádio Nacional nas décadas de 1940 e 50 – Amplificar

A música popular brasileira nas orquestras da Rádio Nacional nas décadas de 1940 e 50

Resumo

No início da década de 1940, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro já era a emissora líder em audiência no Brasil, com alcance em todo o país, investimentos constantes e um elenco que contava com praticamente todos os cantores de sucesso comercial do período. Apesar disso, desde sua inauguração, em 1936, eram poucas as orquestras na emissora e nenhuma tocava repertório popular nacional, restando o acompanhamento de música brasileira exclusivamente ao conjunto regional. No ano de 1943, com a criação do programa “Um milhão de melodias”, patrocinado por uma marca norte-americana de refrigerante, esse padrão de acompanhamento foi rompido, com a criação da “Orquestra Brasileira”. Montada pelo pianista, arranjador e compositor Radamés Gnattali e destinada a tocar repertório que incluía música popular brasileira, o sucesso desta orquestra expandiu imediatamente o estilo de acompanhamento orquestral a diversos outros programas da Nacional, durante a chamada “Era de Ouro” do rádio no Brasil. A presença de arranjos orquestrais de música brasileira, no cotidiano da maior emissora do país, colaborou diretamente na padronização e difusão de um estilo de arranjo orquestral para interpretação de gêneros musicais nacionais, que seguiria presente pelas décadas seguintes, nos mais diversos meios. O presente texto parte da criação desta primeira orquestra “à brasileira” da Rádio Nacional, em 1943, para discutir a mudança do padrão de acompanhamento na emissora, com a presença de elementos musicais e influências de diferentes matrizes, como a música de concerto e as orquestras de jazz, levando em conta um contexto que incluía o Estado Novo e a Política da boa vizinhança.

The Brazilian Popular Music in the Orchestras of Rádio Nacional in the 1940s and 50s

In the early 1940s, the Rádio Nacional do Rio de Janeiro was already the leading broadcaster in audience in Brazil, to reach across the country, constant investments and a cast that had virtually all commercially successful singers of the period. Nevertheless, since its opening in 1936, there were few orchestras in the station and no playing national popular repertoire, leaving the Brazilian music accompaniment exclusively to the regional group. In 1943, with the creation of the Um milhão de melodias, sponsored by a US brand of soda, this accompaniment pattern was broken with the creation of Orquestra Brasileira. Assembled by pianist, arranger and composer Radames Gnattali and destined to play repertoire that included Brazilian popular music, the success of this orchestra immediately expanded the style of orchestral accompaniment to various other programs of the Rádio Nacional during the so-called "Golden Age" of radio in Brazil. The presence of orchestral arrangements of Brazilian music in everyday largest broadcaster in the country, collaborated directly in the standardization and dissemination of an orchestral arrangement of style interpretation of national musical genres that follow present the following decades, in various ways. The present text begins the creation of this first Brazilian orchestra of the Rádio Nacional in 1943 to discuss the pattern of change accompanying the station, with the presence of musical elements and influences from different sources, such as concert music and jazz orchestras, taking into account a context that included the Estado Novo and the Política da boa vizinhança.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.