A música nos créditos de abertura do documentário Entre o Mar e o Tendal: breve estudo sobre o valor agregado pela trilha musical
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias dos textos. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar como a trilha musical adiciona estímulos afetivos e cognitivos ao documentário Entre o Mar e o Tendal (1953), dirigido por Alexandre Robatto Filho. Partindo da análise do segmento que compõe os créditos de abertura do filme, serão explicitados o tipo de complementação que a música agrega à imagem. Para tanto, utiliza-se do conceito de “valor acrescentado”, proposto por Chion (2008), bem como de preceitos básicos da teoria psicológica da expressão, formulada por Meyer (1956).
The opening credits music from documentary Entre o Mar e o Tendal: A brief study on value added by the film score
This article aims to analyze how the film score from documentary Entre o Mar e o Tendal (1953), directed by Alexandre Robatto Filho, adds affective and cognitive stimuli for the audience. Through this analysis, based on the opening credits of the film, will be explained the type of supplement that music adds to image. For this purpose, it will be used the concept of “Value added by music”, From Chion (2008), along with basic precepts of the theory of Emotional Expression from Meyer (1956).
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.