A música na Educação Básica: um processo de conscientização pautado no diálogo
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Resumo
O presente relato de experiência visa uma reflexão em torno das apresentações musicais realizadas no contexto escolar de um colégio de educação básica na cidade de Ribeirão Preto. A partir da nova diretriz curricular implantada pelo colégio analisamos as dificuldades de adequação das apresentações musicais – fixas no calendário escolar – ao novo plano didático e, em consequência, propomos outro olhar e aplicabilidade para os concertos pedagógicos. As atividades que serão aqui relatadas resultam de um processo investigativo voltado para a conscientização dos valores constitutivos do processo musical, levando ao entendimento que todo produto musical pressupõe uma construção substanciada por diversos elementos e habilidades artísticas, muitas vezes esquecidos. Para tanto, apresentaremos, inicialmente, as bases teóricas que conduziram nosso pensamento em busca de re-significar e re-localizar a disciplina de música dentro do contexto escolar, de maneira que pudéssemos conduzi-la sem prejuízos e equívocos tradicionalmente impregnados na concepção da arte musical enquanto disciplina formante. O objetivo desse relato é propor uma reflexão em torno da importância dos concertos pedagógicos, desde que os mesmos sejam colocados como produtos resultantes de um processo pedagógico realizado na sala de aula e não centro da prática educativa.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.