A música como linguagem e os conceitos de música universal e música nacional – Amplificar

A música como linguagem e os conceitos de música universal e música nacional

Resumo

Se a música é uma linguagem dita “universal”, que se refere à ela mesma, ela se abre também a uma pluralidade de significações que permitem inclusive que ela seja um instrumento das ideologias nacionalistas. Se as ideias de universalidade na história da música ocidental apresentam-se como algo associado à música enquanto uma linguagem que porta significados comuns a todos os homens, o nacionalismo do século XIX se vale das conexões entre música e linguagem para justificar as particularidades de uma determinada nação. Tanto o pensar a música como análoga à linguagem verbal, como o conceito de música universal, são parâmetros que se fixaram no período romântico. Foi o momento em que o germanismo se valeu das teorias herderianas para se colocar como detentor de uma singularidade que o mantinha como o paradigma da música então considerada verdadeiramente importante e capaz de expressar valores comuns a todos. É o nacionalismo germânico impondo-se como “germanismo universal”, nos dizeres de Taruskin. Assim, esse texto visa a demonstrar o papel da música vista como linguagem associada às concepções de música universal e de música nacional, que nortearam o fazer musical ocidental na segunda metade do século XIX e o início do século XX.

If music is an “universal” language, which refers to itself, it is also open to a plurality of meanings that even allow it to become an instrument of nationalist ideologies. If the ideas of universality in the history of Western music are presented as something associated with music as a language that carries common meanings to everyone to all men meant, the nationalism of the nineteenth century draws on the connections between music and language to justify the particularities of a given nation. Think music as analogous to verbal language, as well as the concept of universal music, are approaches set in the romantic period. Also, during this period the Germanism made use of the herderian theories to stand as a singularity that kept it as the paradigm of music, then considered truly important and able to express values common to all holders. It’s German nationalism imposing itself as “universal Germanness”, in the words of Taruskin. Thus, this paper aims to demonstrate the role of music seen as a link to the concepts of universal music language and of national music, that have guided Western music making in the second half of the nineteenth century and in the early twentieth century.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.