A música como elemento inibidor e produtor de comportamentos sociais: um estudo de caso no cenário alternativo do CARIRI-CE – Amplificar

A música como elemento inibidor e produtor de comportamentos sociais: um estudo de caso no cenário alternativo do CARIRI-CE

Resumo

A população do Cariri Cearense, de forma geral, tem como preferência musical o forró eletrônico. Porém, ao analisar o cenário musical específico para juventude caririense nota-se o crescimento de indivíduos que se dizem adeptos ao estilo alternativo, composto pelos adeptos do Rock, MPB, Samba, entre outros estilos musicais não predominantes. O alternativo parece pressupor, para esta juventude, uma forma de se contrapor à música de massa e também a preceitos culturais comuns, entendidos como características alienantes. Nos eventos alternativos, por exemplo, é comum se perceber o consumo de drogas ilícitas pelos jovens, e também nota-se uma liberdade com relação à orientação sexual entre eles, compreendida como uma reação aos paradigmas do comportamento de massa. Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um olhar antropológico acerca deste movimento, buscando compreender como se pode entender a música alternativa na percepção destes sujeitos. Além disso, pretende-se detectar o que motiva os jovens a se identificarem nesses grupos, desenvolvendo o sentimento de pertença. A metodologia escolhida é a pesquisa participante, com idas a campo nos eventos e festas voltadas para o meio alternativo, tal qual definido nesta pesquisa, realizando-se etnografias e registros de conversas informais. Apesar de ter iniciado recentemente, os estudos já desenvolvidos permitem se compreender a música como um importante elemento cultural isolador, que afasta o grupo alternativo da cultura de massa regional.

Music as inhibiting and producing element of social behaviors: a study of case in the alternative scene of Cariri - CE

The population Cariri Ceará, in general, is the dance electronic music preference. However, when analyzing the music scene specific to youth caririense note the growth of individuals who claim to be adherents to alternative style, made by fans of Rock, MPB, Samba, and other musical styles not predominant. The alternative seems to assume, for this youth, a way to counter the mass music and also the precepts common cultural characteristics perceived as alienating. In alternative events, for example, it is common to see the use of illicit drugs by young people, and also notes a freedom with regard to sexual orientation among them, understood as a reaction to the paradigms of mass behavior. This research aims to develop an anthropological about this movement, seeking to understand how one can understand the alternative music in the perception of these subjects. In addition, we intend to detect what motivates young people to identify these groups, developing a sense of belonging. The chosen methodology is participatory research, with field trips to events and parties focused on the alternative means, like defined in this research, carrying out ethnographic records and informal conversations. Despite having started recently, studies have developed allow understanding music as an important cultural element insulator, which excludes the alternative group of regional mass culture.

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