A música cearense na escola básica: um relato de experiência
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias das referências. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
Este trabalho, é um relato de experiência, fruto de uma observação de campo na área da docência em música na Universidade Federal do Ceará (UFC), na disciplina de Estágio Supervisionado em música. Durante a observação os estudantes utilizaram um projeto que tinha como repertório principal a música cearense, intitulado “Música cearense na escola local”. Observar uma prática docente, que utilizou a música local como ponto de partida para o ensino de repertório e também como ferramenta de musicalização, aguçou o nosso senso crítico e reflexivo para novas indagações no cenário de educação musical. Notamos, no decorrer das observações alguns aspectos importantes levantados por Lira (1984) a respeito da carência de salas adequadas, e de materiais para a aula de música, além da carência de professores de música no ambiente escolar. Por último, destacamos que a música local é pouco conhecida naquele ambiente escolar, e que este trabalho fomenta outros questionamentos e reflexões sobre o tema, sendo estes pilares para a busca de respostas em momentos posteriores.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.