A motivação na aprendizagem musical especializada: o perfil motivacional dos alunos
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Resumo
Este artigo trata sobre um projeto de pesquisa de mestrado com o objetivo de investigar os processos motivacionais na aprendizagem musical especializada, sob a perspectiva da autodeterminação, entendendo como a qualidade motivacional influencia na continuidade e qualidade dos estudos frente aos desafios encontrados pelos alunos. O contexto em estudo é o Conservatório de Música D’alva Stella Nogueira Freire, em Mossoró/RN. Abordamos aqui aspectos da teoria da autodeterminação enquanto referencial teórico, o problema de pesquisa relacionado a qualidade motivacional e os objetivos em conhecer o perfil motivacional dos alunos no contexto de uma escola especializada no ensino de música. Os pontos centrais são a qualidade do aprendizado, o nível de motivação e o índice de evasão. A metodologia será quantitativa e qualitativa onde utilizaremos instrumentos como questionários e entrevistas semiestruturadas. Compreender os fatores motivacionais que movem o perfil em pesquisa trará novas reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem em contextos especializados, evidenciando a necessidade de mudanças de concepções e posturas adotadas pelos professores, instituição e dos próprios alunos.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.