A motivação dos estudantes no desenvolvimento de atividades musicais colaborativas mediada pelas tecnologias digitais: um estudo com alunos do ensino fundamental II
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Resumo
O presente estudo teve como objetivo investigar a aprendizagem musical colaborativa e a motivação dos alunos para aprender utilizando as tecnologias digitais no contexto da educação básica. Visando compreender qualitativamente aspectos musicais e a importância da aprendizagem centrada em atividades interativas, foi desenvolvida uma pesquisa ação tendo como ponto central a aprendizagem dos alunos de forma colaborativa e suas repercussões dentro e fora da sala de aula. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevistas semiestruturadas, questionários online, fotografias, gravações em vídeo, diários de campo, redes sociais e blog criado colaborativamente. O referencial teórico está alicerçado tanto nas discussões sobre a aprendizagem colaborativa no contexto do ciberespaço quanto na motivação dos alunos para aprender música amparada pela Teoria da Autodeterminação (TAD). Como resultados o artigo aqui exposto pretende discutir como um ensino pautado na aprendizagem musical colaborativa utilizando as tecnologias digitais com alunos do ensino fundamental II pode contribuir com a motivação para aprender música no contexto escolar.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.