A memória e suas contribuições para pensar o processo de aprendizagem em aulas coletivas de violão – Amplificar

A memória e suas contribuições para pensar o processo de aprendizagem em aulas coletivas de violão

Resumo

O objetivo deste texto é realizar uma leitura sobre algumas características da memória humana, buscando compreender quais as possíveis contribuições para o desenvolvimento de estratégias de ensino em aulas coletivas de violão. No que tange à metodologia, utilizou-se revisão bibliográfica a partir de autores da área da memória e da cognição musical, tais como Baddeley, Anderson e Eysenck (2011), Izquierdo (2011), Albano (2013), Leão (2013), Braz (2013), Ilari (2006), Sloboda (2008) e Sternberg (2008). A partir da leitura da literatura específica, foi possível constatar a existência de diversos procedimentos que podem ser utilizados para favorecer a manutenção da memória e, consequentemente, promover um melhor aprendizado em aulas coletivas de violão. Dessa forma, fica evidenciada a necessidade dos professores de violão em se dedicarem cada vez mais ao estudo dos processos de memorização para que possam desenvolver um ensino de música mais efetivo nas aulas coletivas.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.