A interação cênico-musical nos processos de formação de músicos e atores – Amplificar

A interação cênico-musical nos processos de formação de músicos e atores

Resumo

Este artigo apresenta o resultado da investigação de práticas cênico-musicais desenvolvidas em pesquisa de Doutorado realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A partir do cruzamento de determinados fundamentos das pedagogias da Música e do Teatro, e calcado nos pressupostos da pesquisa qualitativa, o trabalho teve como principal instrumento metodológico a observação participante e sistemática. A análise dos dados obtidos resultou na elaboração de eixos indicadores da interação cênico-musical, voltados para processos de formação de atores e músicos.

Scenic-musical Interaction in the Formative Processes of Musicians and Actors

This article presents the results of investigation of scenic-musical practices developed in doctoral research carried out at the Federal University of Minas Gerais. By crossing certain fundaments of music pedagogy and drama pedagogy, and based on the assumptions of qualitative research, the research had as its main methodological instrument the participant and systematic observation. The data analysis resulted in the development of indicative axes of scenic-musical interaction, aiming the processes of education of actors and musicians.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.