A inserção profissional dos egressos dos cursos de Licenciatura em Música: um estudo com IES do estado do Paraná – Amplificar

A inserção profissional dos egressos dos cursos de Licenciatura em Música: um estudo com IES do estado do Paraná

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa de doutorado em andamento, cujo objetivo geral é investigar a inserção profissional dos egressos dos cursos de licenciatura em música das instituições de ensino superior públicas do estado do Paraná, formados de 2009 a 2014. Os objetivos específicos deste estudo são: examinar a situação profissional dos egressos; analisar a relação entre a situação profissional dos licenciados e a formação acadêmica e identificar suas condições de trabalho. O conceito de inserção profissional está sendo construído com base nas abordagens de autores como Alves (2003), Dubar (2001), Franzoi (2006), Galland (2000), Rocha-de-Oliveira (2012) e Trottier (1998). O método escolhido para esta investigação foi o survey, também denominado de levantamento de campo. A investigação será realizada por meio de questionários auto-administrados via internet, destinados a todos os egressos dos cursos de licenciatura em música das instituições de ensino superior do Paraná, formados entre 2009 e 2014. Ao fornecer dados acerca da inserção profissional de licenciados em música, como suas escolhas profissionais e os espaços profissionais que ocupam, esta pesquisa permitirá conhecer fatores envolvidos no processo de inserção profissional de licenciados em música, o que, além de possibilitar o mapeamento das atividades profissionais desses egressos, poderá contribuir para aprofundar a reflexão acerca da formação do professor de música.

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