A inclusão social para crianças surdas através da educação musical
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Resumo
A presente pesquisa teve por propósito analisar o papel da educação musical no processo formativo da criança surda, sobretudo esta enquanto instrumento na construção da identidade do surdo e do mundo que o cerca. Mais propriamente dito, o objetivo da pesquisa busca entender a relação música e surdez como uma relação possível e não paradoxal. O estudo foi realizado com um grupo de 6 crianças surdas (meninas) em fase de desenvolvimento escolar com idade entre 8 e 11 anos atendidas pelo CEPRE/UNICAMP. Basicamente a pesquisa foi dividida em duas etapas durante o período de um ano (2013/2014). Na primeira etapa foi feita uma pesquisa bibliográfica que sustentasse o tema escolhido pela autora. A segunda etapa centrou-se no desenvolvimento de atividades musicais constituídas de jogos e brincadeiras de forma lúdica e prazerosa. No decorrer da pesquisa, as crianças se perceberam capazes de apreciar as sensações provocadas pela música. Além da compreensão maior do universo sonoro e musical no qual estão inseridas, as experiências também auxiliaram na compreensão de si enquanto indivíduos surdos. Constatou-se, ao longo da pesquisa, a necessidade da formação de profissionais capacitados para atuarem nesta área da educação, enfatizando-se que a música não é parte constituinte apenas do mundo dos ouvintes.
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