A improvisação na pedagogia pianística: ensino e aspectos cognitivos e psicológicos – Amplificar

A improvisação na pedagogia pianística: ensino e aspectos cognitivos e psicológicos

Resumo

Sentindo a necessidade de se encontrar novas formas do fazer musical que propiciem aos alunos maior envolvimento, desenvolvimento e prazer no aprendizado do piano, buscamos em autores como Gainza, Swanwick, Sloboda, Gardner, Cecília França e Moema Campos, entre outros, respostas a indagações relativas à pedagogia pianística. Neste artigo procuramos abordar questões relativas à improvisação no âmbito do ensino e nos aspectos cognitivos e psicológicos do indivíduo. Por meio de alguns exemplos de improvisadores e reflexões a respeito de atividades criativas, pretendemos demonstrar que um aluno de instrumento bem estimulado pode desenvolver a habilidade de improvisar e obter vários benefícios musicais e extramusicais com estas práticas.

Improvisation in piano pedagogy: education and cognitive and psychological aspects

Feeling the need to find new ways of music making that provide students with greater involvement, development and enjoyment in learning the piano, we seek in authors as Gainza, Swanwick, Sloboda, Gardner, Cecília França and Moema Campos, among others, responses to inquiries relating to piano pedagogy. In this paper we address issues relating to improvisation in teaching the cognitive and psychological aspects of the individual. Through some examples of improvisers and reflections on creative activities, we intend to demonstrate that a well stimulated student of instrument can develop the ability to improvise and get several musical and extra benefits with these practices.

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