A improvisação como processo criativo na aprendizagem da clarineta – Amplificar

A improvisação como processo criativo na aprendizagem da clarineta

Resumo

O presente trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado que trata da aprendizagem da clarineta por meio da improvisação. O objetivo foi discutir a literatura sobre improvisação nos contextos da cognição, criatividade e aprendizagem musical buscando definir e clarificar o problema explicitado de modo a possibilitar um maior direcionamento dos estudos sobre o assunto. Foram abordadas questões sobre o processo criativo, improvisação livre e idiomática e aprendizagem instrumental. Como conclusão, observou-se a necessidade de novos estudos sobre a improvisação na aprendizagem instrumental, mais especificamente na aprendizagem da clarineta, bem como estudos que apontem caminhos e metodologias que auxiliem professores e estudantes a incluir atividades criativas em seus cotidianos musicais.

Improvisation as a creative process in learning the clarinet

The present work is part of a master’s research about clarinet learning through improvisation. The objective was analyze the literature regarding improvisation in contexts of cognition, creativity and musical learning seeking to define and clarify the problem explicit to enable deeper studies on the subject. Questions about the creative process, and idiomatic free improvisation and instrumental learning were addressed. In conclusion, there is a need for further research into improvisation in instrumental learning, specifically learning the clarinet, as well as studies that point paths and methodologies that help teachers and students to include creative activities in their everyday musical.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.