A importância das adaptações pedagógicas no processo de musicalização de alunos com deficiências múltiplas – Amplificar

A importância das adaptações pedagógicas no processo de musicalização de alunos com deficiências múltiplas

Resumo

Este texto faz parte de uma pesquisa em andamento em uma universidade pública e relata algumas propostas em educação musical realizadas em sala de aula com alunos com deficiências múltiplas. Uma parceria entre um educador musical e uma terapeuta ocupacional permitiu um trabalho com adaptações pedagógicas e o uso de suportes de tecnologia assistiva com a finalidade de facilitar a participação ativa dos alunos no processo de musicalização. As aulas de música foram divididas em momentos de apreciação, percepção e prática musical coletiva.

This text is part of an ongoing research held in a public university and reports some proposals in music education carried out in class with students with multiple disabilities. A partnership between a music teacher and an occupational therapist has allowed a work with pedagogical adaptations and the use of supports of assisted technology aimed to make their active participation easily in the process of musicalization. Music classes have been divided in moments of appreciation, perception, and musical practice in groups.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.