A importância da relação entre o baixo e a percussão para o aprendizado do baixo elétrico no samba: entrevistas com dez informantes qualificados – Amplificar

A importância da relação entre o baixo e a percussão para o aprendizado do baixo elétrico no samba: entrevistas com dez informantes qualificados

Resumo

Esse artigo faz parte da pesquisa de mestrado, ainda em andamento, sobre os processos de aprendizagem dos baixistas que tocam samba. Neste artigo serão destacadas as entrevistas realizadas com dez baixistas entre os meses de março e novembro de 2015, com enfoque na questão da relação entre o baixo elétrico e a percussão. Como metodologia foram realizadas entrevistas semiestruturadas, que foram analisadas de forma qualitativa. Os entrevistados foram denominados informantes qualificados por suas trajetórias enquanto profissionais do instrumento e suas ligações com o samba. O texto se dividirá em dois itens que foram destacados a partir das entrevistas semiestruturadas: 1 - É preciso entender as percussões do samba – onde são apontados os caminhos mencionados pelos entrevistados em suas buscas de vivencia em ambientes musicais onde a percussão estivesse presente; 2 – O baixo é uma percussão: adaptando as percussões ao baixo elétrico – item que revelou as diferentes visões dos entrevistados na hora em que entendem a percussão como uma referência para criação de levadas no baixo e por consequência apresentam as formas como pensam a adaptação das levadas de percussão para o baixo elétrico. Concluiu-se que os entrevistados aprenderam a tocar o samba no baixo principalmente a partir da relação com os instrumentos de percussão, embora cada baixista entenda o referencial percussivo de uma maneira diferenciada.

The Importance of the Relationship between Bass and Percursion for the Learning of Eletric Bass in Samba: Interviews with ten qualified

This article is part of the master's research, still in progress, on the learning processes of bass players that play samba. In this article, the interviews with ten bass players realized between March and November 2015, focusing on the question of the relationship between the electric bass and percussion are highlighted. As a methodology, semi-structured interviews were conducted, which were analyzed qualitatively. The interviewees were called qualified informants for their careers as professionals of the instrument and their links with the samba. The article is divided into two items that were highlighted from the semi-structured interviews: 1 - It is necessary to understand the percussions in samba - where the ways in search for experience in musical environments where percussion is present, mentioned by the interviewees, are pointed out; 2 - The bass is a percussion: adapting percussions to the electric bass - item that revealed the different views of the interviewees on their understanding of percussion as a reference for creating bass riffs and how they adapt percussion riffs for the electric bass. It is concluded that the interviewees learned to play samba in the electric bass mainly from the relation with the percussion instruments, although each player understands the percussive reference in a different way.

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