A importância da experiência estética e criativa com a Música na infância: contribuições de Rudolf Steiner – Amplificar

A importância da experiência estética e criativa com a Música na infância: contribuições de Rudolf Steiner

Resumo

O presente artigo tem o propósito de expor e discutir a atualidade e pertinência de princípios norteadores dos processos educativos em escolas de denominação Waldorf, no que tange à ideia de desenvolvimento humano, e estabelecer relações entre tais princípios e os da pedagogia musical. Fundada por Rudolf Steiner, em 1919, a Escola Waldorf orienta-se a luz dos conceitos da cosmovisão da Antroposofia, tendo como ponto de partida o pensamento científico e estético de Goethe e Schiller. Para tanto, o trabalho envolve pesquisa em livros e conferências de Rudolf Steiner (1861-1925) e autores adeptos desse pensamento (Heydebrand, Lievegoed, Lanz, Husemann, Petraglia). Almeja assim contribuir para a reflexão e a prática em Educação Musical, oferencendo subsídios para uma abordagem vivencial e criativa da Música, em todos os aspectos.

This article aims to present and discuss the guiding principles of educational processes in Waldorf schools, establishing links between them and musical pedagogy. Founded by Rudolf Steiner (1861-1925) in 1919, this School intends to promote the integral human development and is guided by the concepts brought about by the worldview of anthroposophy, rooted in the scientific and aesthetic thought of Goethe and Schiller. This work takes as reference Steiner's works and conferences as well as those of some of his followers, such as Heydebrand, Petraglia, Lievegoed, Lanz and Husemann. It intends to contribute to reflection and practice in Musical Education, giving subsidies to an experiential and creative approach to music in all its aspects.

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