A importância da disciplina de Música e Educação Especial para a formação do professor de música – Amplificar

A importância da disciplina de Música e Educação Especial para a formação do professor de música

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo central apontar as contribuições das práticas de ensino na área de música e Educação Especial/Inclusiva, realizadas na Escola de Música da UFRN, para a formação de professores de música. A princípio, a metodologia deu-se através de uma pesquisa-ação dentro da disciplina Música e Educação Especial – que é ofertada para o curso de Licenciatura em Música da UFRN –, onde foram considerados os conteúdos e atividades ministradas e a reação dos alunos diante dessa temática. Em seguida foram realizadas três entrevistas semiestruturadas com estudantes que já cursaram essa disciplina. O critério utilizado para a escolha dos entrevistados foi a atuação dos mesmos na Educação Especial na Perspectiva da Inclusão. Como resultado da pesquisa-ação, pudemos constatar que apesar de a maioria dos conteúdos trabalhados durante a matéria ser de caráter introdutório, estes foram relevantes no que tange a quebra de paradigmas, estereótipos e preconceitos por parte dos discentes. De forma geral, as atividades utilizadas foram adaptadas a partir de atividades elaboradas para pessoas neurotípicas. A partir das entrevistas, concluímos que a disciplina contribuiu de forma significativa para o início da prática docente desses alunos na Educação Especial na Perspectiva da Inclusão, agindo como fator de incentivo, contudo sua carga horária de 60 horas não foi o suficiente para cumprir todos os objetivos contidos no programa.

The importance of the discipline Music and Special Education for the training of the music teacher

The following paper aims to point out the central contributions of teaching practices in the area of music and special education, held at the School of Music at UFRN, for the training of music teachers. From the beginning, the methodology was an action research inside the discipline of Music and Special Education - which is offered for the Bachelor's Degree in Music UFRN - where were considered the content and activities taught and the students' response facing this theme. Then there were three semi-structured interviews with students who have attended this course lately. The criteria used for the selection of interviewees was the performance of the same student in the Perspective of Special Education Inclusion. As a result of action research, we found that although most of the contents worked for the matter to be of an introductory, these were relevant related to break paradigms, stereotypes and prejudices on the part of students. In general, the activities used were adapted from activities designed for neurotypical people. From the interviews, we conclude that the discipline has contributed significantly to the start of teaching practice of these students in Special Education in the Perspective of Inclusion, acting as a support fator, however their workload of 60 hours was not enough to meet all the objectives contained in the program.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.