A implementação da linguagem musical por meio do Programa Mais Educação: possibilidades e desafios – Amplificar

A implementação da linguagem musical por meio do Programa Mais Educação: possibilidades e desafios

Resumo

Este artigo é decorrente de uma pesquisa em andamento no curso de mestrado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Refere-se a uma análise das atividades musicais desenvolvidas na rede escolar de ensino fundamental municipal do município de Vitória ES, através do programa federal Mais Educação. Assim, o intuito desse trabalho é analisar o processo de implementação de atividades musicais na rede municipal de ensino de Vitoria (ES), decorrentes do programa federal Mais Educação, identificando as ações propostas, os desafios emergentes e as soluções encontradas para os mesmos. Para tal, foram escolhidas 3 unidades de ensino participantes do programa e que ofertaram a oficina de música há pelo menos 3 anos. Para dar suporte às reflexões pretendidas, serão focados as proposições de autores que analisam processos de implementação de políticas públicas em educação das práticas de educação musical na educação básica brasileira. Dentre outros, estão Souza, 2003; Mainardes, 2012; Penna, 2007; Del Bem 2005. Acredito que as reflexões aqui pretendidas podem colaborar com o processo de consolidação da educação musical brasileira enquanto área de conhecimento, pois ao observar, descrever e analisar um processo de implementação do ensino musical em uma rede de ensino, abarcando aspectos institucionais e pedagógicos, aponta-se para a possibilidade de produção de estratégias políticas que podem contribuir para a construção de referências teóricas e práticas para o ensino da música, coerentes com os diversificados contextos que caracterizam a educação brasileira.

The Implementation of the Language Musical Program in the middle of More Education: Possibilities and Challenges

This paper results from an ongoing study in the master's course of Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). It refers to an analysis of musical activities in the school system of municipal elementary school in the city of Vitória ES, through the federal program More Education. Thus, the aim of this work is to investigate the musical activities resulting from the program, identifying the actions proposed and the emerging challenges and the same split, check the path that has been trodden to overcome such obstacles. To support the required reflections, propositions of authors who analyze implementation processes of public policies in education of music education practices in Brazilian basic education will be focused. Among others, are Souza, 2003; Mainardes, 2012; Penna, 2007; Del Bem 2005. I believe that the reflections here are intended to assist in the process of consolidation of the Brazilian musical education as a field of knowledge as to observe, describe and analyze the process of implementation of music education in a school system, covering institutional aspects and teaching, points to the possibility of production policy strategies that can contribute to the construction of theoretical frameworks and practices for teaching music, consistent with the different contexts that characterize the Brazilian education.

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