A garantia dos direitos de educandos com altas habilidades ou superdotação na Educação Básica: considerações sobre os desafios no contexto de aulas de Música – Amplificar

A garantia dos direitos de educandos com altas habilidades ou superdotação na Educação Básica: considerações sobre os desafios no contexto de aulas de Música

Resumo

O presente trabalho trata da especificidade do atendimento educacional de alunos com capacidade acima da média - referidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional como educandos com altas habilidades ou superdotação - e apresenta considerações sobre os desafios à identificação e formação escolar desses alunos em aulas da disciplina Música ou Educação Musical, na Educação Básica, e sobre a restrita produção de conhecimento a respeito do assunto no campo da pesquisa em Música, no Brasil. Neste sentido, são focalizadas questões referentes às políticas públicas brasileiras nesta área da educação, à diversidade de referenciais teóricos produzidos fora do Brasil em relação ao assunto e aos desafios à consolidação dessa área da educação no Brasil, diante da limitada projeção da temática nas pesquisas do campo da Educação - ainda menor, no da Educação Musical, no país - e dos equívocos existentes sobre conceitos como altas habilidades, superdotação, dotação, talento, dentre outros que dizem respeito aos alunos com capacidade acima da média.

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