A formação vocal-instrumental dos Responsórios para Sábado Santo (Sicut ovis), de David Perez (1711-1788): um problema textual estrutural – Amplificar

A formação vocal-instrumental dos Responsórios para Sábado Santo (Sicut ovis), de David Perez (1711-1788): um problema textual estrutural

Resumo

Os Responsórios de Sábado Santo (Sicut ovis), do compositor napolitano David Perez (1711-1778), foram compostos em data desconhecida, mas certamente já no seu período de atuação em Portugal, a partir de 1752. A obra é transmitida por 22 fontes manuscritas, encontradas em arquivos portugueses e brasileiros. Muitas modificações, erros e variantes, são encontradas nos textos transmitidos por essas fontes. No aspecto estrutural, o principal problema é sua formação vocal e/ou instrumental, questão que será discutida nesta comunicação.

For what setting have been composed the Responsories for Holy Saturday (Sicut ovis) by David Perez (1711-1778)?

The Responsories for Holy Saturday (Sicut ovis), by the Neapolitan composer David Perez (1711-1778) have been composed in an unknown date, bur certainly already in his period of activity in Portugal, from 1752 on. The work is transmitted by 22 manuscript sources, housed in Portuguese and Brazilian archives. Many modifications, errors and variants, can be found in the texts transmitted by these sources. In the structural aspect, the main issue is the vocal and / or instrumental setting, subject that will be discussed in this paper.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.