A formação inicial do professor de música na perspectiva da inclusão: componentes curriculares específicos – Amplificar

A formação inicial do professor de música na perspectiva da inclusão: componentes curriculares específicos

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo central averiguar a atual realidade dos currículos dos cursos nacionais de Licenciatura em Música no que tange a inserção de componentes obrigatórios voltados para a diversidade do alunado. Para tanto foi realizada uma pesquisa documental nos sites das universidades selecionadas visando obter as estruturas curriculares publicadas. A partir dos resultados do estudo, pudemos concluir que mais de 90% dos cursos já possuem algum tipo de formação docente para a atuação em ambientes educacionais inclusivos.

The Initial Formation of Music Teacher in an Inclusive Perspective: specific curriculum components

The present work is mainly aimed to investigate the current situation of the national curricula of Bachelor’s Degree of Music regarding the inclusion of required components focused on the diversity of the student body. For both desk research was carried on the websites of selected universities in order to obtain the published curriculum frameworks. From the results of the study, we concluded that over 90% of the courses already have some form of teacher training for performance in inclusive educational environments.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.