A formação inicial do professor de música: a profissionalidade em questão – Amplificar

A formação inicial do professor de música: a profissionalidade em questão

Resumo

A profissionalidade docente como foco de pesquisa tem sido muito difundida no campo da formação de professores. Contudo, a área de Música ainda se ressente de pesquisas que busquem iluminar as propostas de formação de professor de música. Diante disso, propus uma pesquisa que teve como objetivo compreender a profissionalidade emergente dos licenciandos participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Música em cursos de licenciatura no estado de Minas Gerais, procurando entender sua relação com as propostas de formação docente e com os conhecimentos a elas subjacentes A comunicação aqui apresentada é um recorte desta pesquisa e busca analisar a distribuição dos conhecimentos curriculares das propostas de formação do professor de música, relacionando-a com os perfis delineados e com os espaços previstos para atuação profissional. A metodologia adotada foi a análise documental e a construção de um modelo de análise das áreas de conhecimento curricular. A análise dos resultados revela uma contradição no campo da formação de professor de música. Ao adotar a multiplicidade de espaços de atuação profissional, as licenciaturas delineiam um perfil multidimensional para o profissional em formação inicial. Nesse sentido, as propostas curriculares denotam certa resistência em assumir o perfil “professor de música” para os egressos dos cursos. Por outro lado, na distribuição dos conhecimentos curriculares, as propostas de formação enfatizam os conhecimentos da performance, comprometendo a construção da profissionalidade necessária ao professor para atuar nos diferentes espaços profissionais previstos pelos cursos.

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