A formação docente em música e o PIBID: uma relação dialógica – Amplificar

A formação docente em música e o PIBID: uma relação dialógica

Resumo

Este artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado que teve como objetivo geral analisar a articulação de saberes docentes que o subprojeto de música do PIBID/UFRN proporciona no processo formativo docente dos bolsistas participantes. Partindo da perspectiva de uma formação inicial docente em música articulada com os saberes necessários a uma prática docente significativa e enraizada no cotidiano dos contextos educacionais atuais, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID surge como uma tentativa de valorização e qualificação na formação desses futuros professores de música. Assim, esta comunicação tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre a relação dialógica entre a formação docente em música e o PIBID a partir de uma pesquisa qualitativa. Este trabalho traz também alguns dados quantitativos, onde estes nos apontam o cenário da Educação Musical em todo o Brasil dentro do PIBID, proporcionando a construção de um diálogo pertinente com a literatura da área (DEL BEN, 2003; CANDUSSO, 2014, OLIVEIRA, 2011, entre outros). Como resultados, evidenciamos a necessidade que mais licenciaturas em música participem do PIBID, oportunizando a mais licenciandos da área uma formação docente articulada com os desafios da educação musical contemporânea, bem como o fortalecimento do programa como instrumento potencializador na formação de professores de música.

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