A formação do professor de música na Universidade Federal de Uberlândia: questões curriculares e da prática de ensino – Amplificar

A formação do professor de música na Universidade Federal de Uberlândia: questões curriculares e da prática de ensino

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de pesquisa em andamento que objetiva estudar a formação do professor de música para a escola de educação básica no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Uberlândia. A metodologia adotada é QUAN-QUAL (CRESWELL, 2010; ROBSON, 2002) sendo o estudo de caso (STAKE, 1995; YIN, 1994) o método empregado. Os primeiros resultados apontam para uma maior carga horária paras as disciplinas de formação específica e problemas na transposição do PIPE para o estágio supervisionado.

Becoming a music teacher in Federal University of Uberlândia: curricular and teaching practice issues

This paper presents preliminary results of an ongoing research Project which aims to study the music teacher preparation for basic education at Federal University of Uberlândia. The research design is QUAN-QUAL (CRESWELL, 2010; ROBSON, 2012) with a case study method (STAKE, 1995; YIN, 1994). The results show a considerable amount of curriculum time being devoted to musical contents and challenges to transpose PIPE knowledge to the practice training.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.