A formação do pianista colaborador no curso de bacharelado em piano: realidade e proposições para inserção no mercado de trabalho
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias das referências. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
As áreas de atuações do pianista são variadas e percebe-se que a colaboração pianistica é umas das áreas de atuação com maior oferta de trabalho e ainda carente de bons profissionais. Entretanto, a colaboração pianística ainda é um tópico pouco privilegiado nos cursos de bacharelado em piano. A partir da experiência de um curso especifico de doutorado na área e por ministrar a disciplina Prática de Acompanhamento no ensino superior o autor relata a experiência na organização das atividades pedagógicas baseado nos escritos de M. Katz, R. Spillman e E. Burmeister de forma a prover ferramentas aos pianistas de se inserirem no mercado de trabalho.
Collaborative Trainning in the Undergraduate Piano Program: Reality and Propositions Aiming the Job Market
Potencially, there are many areas in which undergraduate students major in piano may work. It is perceived that the piano collaboration is the area with greater job offer but at the same time is an under-privileged topic in undergraduate piano programs. The author reflects on the piano collaboration classes based on his experience from a Piano Accompanying Doctorate and the teaching of Collaborative Piano classes for undergraduate pianists at the university. The article reports the experience of organizational approaches of pedagogical activities based on the writings of M. Katz, R. Spillman and E. Burmeister.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.