A experiência musical nas culturas da infância – Amplificar

A experiência musical nas culturas da infância

Resumo

O presente trabalho tem foco em uma pesquisa de doutorado que está sendo desenvolvida junto a um Programa de Pós-Graduação em Educação. A pesquisa tem centralidade nos estudos da infância, música e experiência, tendo como referencial teórico a sociologia da infância (CORSARO, 2011; SARMENTO, 2007), a música das culturas da infância (BRITO, 2007; BEINEKE, 2009; LINO, 2008), e alguns conceitos teóricos de infância e experiência (BENJAMIN, 1994). Objetiva-se investigar como a música constitui experiências nas culturas de pares construídas pelas crianças nos espaços do brincar na instituição de educação infantil. Especificamente, pretende-se compreender as manifestações musicais das crianças presentes em diferentes experiências na instituição de educação infantil, bem como, analisar as experiências e músicas presentes nas brincadeiras das crianças. A abordagem metodológica da pesquisa possui caráter interpretativo (GRAUE; WALSH, 2003) e está sendo desenvolvida através de uma investigação etnográfica. Como instrumentos metodológicos têm-se a observação participante, entrevista, registros escritos, fotográficos e audiovisuais, bem como a coleta de artefatos. Alguns resultados parciais da pesquisa indicam que a experiência musical ocorre por meio do brincar, o qual permeia todas as ações das crianças. Independente da atividade que estejam realizando, as crianças encontram formas para brincar, criar, imaginar e explorar sonoramente os elementos que consideram significativos em cada momento. Além disso, percebe-se que as crianças interagem musicalmente, criando diferentes formas de se comunicar e produzir enredos nos processos de reprodução interpretativa, nos quais a música da mídia se faz presente.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.