A estátua de Verdi em São Paulo, entre identidades e estranhamentos – Amplificar

A estátua de Verdi em São Paulo, entre identidades e estranhamentos

Resumo

Em 1921, por ocasião do centenário da Independência, inaugura-se a estátua de Verdi em uma iniciativa da elite italiana local. A iniciativa sugere a confiança, característica da belle époque, na indústria e na modernidade, além de apresentar a urgência no estabelecimento de referências simbólicas precisas. O presente artigo traz a reflexão sobre a obra enquanto uma visibilidade possível para construção de identidades, apoiada no conceito foulcaultiano de panoptismo.

Verdi statue in Sao Paulo, between identities and strangeness

In 1921, on the occasion of the centenary of Independence, is inaugurated Verdi's statue in an initiative of the local Italian elite. The initiative suggests the confidence characteristic of belle époque, in industry and modernity, besides presenting the urgency in establishing precise symbolic references. This paper presents a reflection on the work as a possible visibility for construction of identities, based on the concept of foulcaultiano panopticism.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.