A escola botando a(s) música(s) no mapa – Amplificar

A escola botando a(s) música(s) no mapa

Resumo

O presente artigo consiste em um relato de experiência realizado pelo subprojeto de música do Pibid no ano de 2014. Teve como objetivo promover uma reflexão sobre o que é música e quem são os sujeitos que a criam, mapeando as manifestações musicais e interagindo com os sujeitos da comunidade. Para promover essa reflexão utilizamos de teorias do cotidiano e da cartografia para organizar uma saída de campo com os alunos. Durante as saídas de campo, foram realizadas entrevistas com os músicos do bairro para, então, a partir das informações obtidas, criar uma exposição interativa constituída de uma maquete reprensentativa do bairro, localizando os músicos que encontramos e permitindo que o público assistisse aos vídeos. A primeira parte deste relato trata do uso do cotidiano e da cartografia na educação musical, a segunda é dedicada ao breve relato de experiência do projeto promovido pelo Pibid Música e a terceira é dedicada às considerações finais.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.