A elaboração de um programa de modelação de domínio para a aprendizagem de habilidades performáticas no violino – Amplificar

A elaboração de um programa de modelação de domínio para a aprendizagem de habilidades performáticas no violino

Resumo

Este texto relata uma pesquisa de mestrado em andamento cujo objetivo geral é a elaboração e testagem de um programa de modelação de domínio voltado ao ensino da performance no violino. A modelação é uma proposta que utiliza a ideia da aprendizagem por observação, utilizando a experiência vicária como fonte de motivação e aquisição de autoeficácia. Neste estudo o termo modelação é usado para caracterizar processos psicológicos de igualação. Os objetivos específicos para esta pesquisa são: (a) elaborar um modelo para a performance de violino em grupo com base no programa proposto (modelação de domínio); (b) verificar o desenvolvimento na performance do violino com base na experiência vicária; (c) elaborar exercícios de respiração, aquecimento físico-corporal e aquecimento instrumental para a performance musical; e verificar a motivação dos participantes da pesquisa a partir da aplicação do modelo. A metodologia a ser empregada é a pesquisa-ação por se tratar de uma pesquisa de caráter empírico com os objetivos práticos. Os resultados obtidos nesta pesquisa podem gerar dados relevantes para professores de violino interessados em novas abordagens focadas na performance musical, assim como, suscitar reflexões e questionamentos sobre programas de ensino de violino para jovens que visam o desenvolvimento da performance.

The development of mastery modeling program for learning performing skills on the violin

This article attend of the development of mastery modeling program oriented violin performance teaching, being this the general objective of the research. Modeling is a proposal that uses the idea of observational learning, using the vicarious experience as a source of motivation and acquisition of self-efficacy. In this study the term modeling is used to characterize psychological matching processes. The specific objectives are: (a) to develop a model for violin performance group based on mastering modeling program; (b) monitor the development in violin performance based on vicarious experience; (c) elaborate breathing exercises, physical-body warm-up and instrumental warm-up to the musical performance; and verify the motivation of research participants from the application of the model. The methodology to be used is the action research because it is an empirical research with practical goals. The results of this research can be relevant for violin teachers’ interest in new approaches focused on musical performance, as well as reflections and raise questions about violin education program for young people aimed at developing the performance.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.