A educação musical por meio do ensino coletivo de instrumentos musicais diferentes – Amplificar

A educação musical por meio do ensino coletivo de instrumentos musicais diferentes

Resumo

O presente artigo trata-se de um relato de experiência sobre as aulas de música no Ensino Fundamental I de uma escola particular da região norte da cidade de Goiânia. Será dado enfoque às turmas de 4º e 5º ano alfabetizadas musicalmente por meio da flauta doce, onde, para enriquecer o repertório e suprir a demanda dos alunos, outros instrumentos musicais foram/são incluídos. O repertório segue a lógica de inserção de notas propostas por Kodály, começando pela 3ª menor descendente onde se acrescenta uma nota ora ascendente, ora descendente. Após o aprendizado da melodia cria-se um arranjo com instrumentos de percussão e violão, além da flauta doce. Com essa dinâmica de trabalho foi possível notar maior envolvimento dos estudantes no processo ensino-aprendizagem, bem como melhora na fixação dos conteúdos e socialização.

The Music Education by Means of Collective Teaching of Different Musical Instruments

The present article it is an experience report about music lessons in elementary school from a private school in the northern region of the city of Goiânia. Focus will be given to groups of 4th and 5th grade, musically literate through the recorder, where, in order to enrich the repertoire and meet the demand of the students, other musical instruments were / are included. The repertoire follows the logic of inserting notes proposed by Kodály, starting with the descending 3rd minor, where adds once an ascending note, once a descending note. After learning the melody creates an arrangement with percussion instruments and guitar, plus the recorder. With this dynamic work was noticeable greater involvement of students in the teaching-learning process as well as improves in the fixation of content and socialization.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.