A educação musical nas escolas do Rio Grande do Sul: Uma Investigação em Escolas Públicas de Educação Básica – Amplificar

A educação musical nas escolas do Rio Grande do Sul: Uma Investigação em Escolas Públicas de Educação Básica

Resumo

Este artigo apresenta resultados da investigação sobre a presença da educação musical em escolas públicas estaduais de Educação Básica do Rio Grande do Sul. A pesquisa foi concebida em duas etapas. A etapa inicial foi orientada pela abordagem quantitativa, sendo o método o survey interseccional de grande porte. Os dados foram coletados através da utilização de questionários autoadministrados. Foi possível, assim, mapear as atividades musicais desenvolvidas nas escolas do estado, bem como os procedimentos adotados pelos professores e/ou pessoas que atuam com a educação musical nas escolas públicas do Rio Grande do Sul. Posteriormente, na segunda etapa, utilizou-se a abordagem qualitativa, sendo o método o estudo multicasos. A coleta dos dados foi efetuada por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas em três escolas públicas estaduais de Educação Básica do Rio Grande do Sul. Nesta etapa foram entrevistados professores que atuam com música e/ou artes nas escolas, diretores(as) das instituições, além de quatro pais e quatro estudantes das escolas públicas investigadas. Assim, foi possível conhecer quais projetos de música são desenvolvidos nas escolas públicas, como tem sido desenvolvido o trabalho com banda nas escolas e como a educação musical ocorre nestas instituições, a partir da adesão ao Programa Mais Educação. Considerando-se a análise dos dados e a Lei nº 11.769, de agosto de 2008, que dispõe sobre a obrigatoriedade do ensino de música, entende-se que os resultados deste estudo poderão contribuir para a elaboração de políticas públicas e, consequentemente, para a implementação da música na Educação Básica.

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