A educação musical: perspectivas atuais da educação e o papel que as experiências do ensino das bandas de música podem ter nesse contexto
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias dos textos. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
O presente estudo delineia, a partir da crítica elaborada por Moacir Gadotti em seu livro Perspectivas atuais da educação, respostas possíveis às dificuldades que a realidade brasileira proporciona a educação musical. Pesquisas apontam para a falta de incorporação na educação musical dos profundos avanços ocorridos nas ciências humanas e na psicologia infantil. Para mudar esse paradigma Gadotti propõe que a educação não seja meramente transmissora de conhecimentos, mas transformadora, ou seja, uma educação capaz de transformação social. Nesse contexto as experiências de ensino das bandas de música oferecem perspectivas para uma educação musical do futuro.
Music Education: Current Perspectives of Education and the Role that the Experiences of the Teaching of Music Bands Could Have in this Context
This study outlines, according to the criticism elaborated by Moacir Gadotti in his book Perspectivas atuais da educação, possible answers to the difficulties that the Brazilian reality provides for music education. Researches indicates the lack of incorporation in the musical education of the profound advances in the humanities and in the child psychology. To change this paradigm Gadotti proposes that education is not merely transmitting knowledge, but must be transformative, an education capable of social transformation. In this context the educational experiences of music bands offer prospects to musical education of the future.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.