A educação corporal integrada à formação do Violonista – Amplificar

A educação corporal integrada à formação do Violonista

Resumo

O presente artigo traz um recorte da pesquisa realizada durante o curso de Licenciatura em Música, habilitação em instrumento, na Universidade Federal da Paraíba- UFPB, e apresentada na forma de trabalho de conclusão de curso (TCC). Considerando perspectivas acerca da formação de professores de música na atualidade, esse trabalho tem como objetivo apresentar, analisar e refletir sobre os aspectos centrais do desenvolvimento corporal integrado à formação do Violonista. O texto tem como base estudos bibliográficos no campo da educação musical, e obras direcionadas para o universo violonístico e temáticas afins que dão ênfase ao estudo do corpo, buscando as inter-relações existentes entre o ensino e a prática do violão na contemporaneidade e as dimensões educativas relacionadas à educação e prática corporais. A partir das reflexões realizadas no trabalho, é possível apontar para a necessidade de maior ênfase nos aspectos corporais envolvidos no processo de formação do violonista, merecendo maior sistematização dos processos formativos e metodológicos do ensino de instrumentos musicais.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.