A dobra palavra-música no barroco e o conceito de cromatismo generalizado na exploração da voz-música na poesia sonora – Amplificar

A dobra palavra-música no barroco e o conceito de cromatismo generalizado na exploração da voz-música na poesia sonora

Resumo

Este artigo pretende detectar a relação entre o conceito de dobra palavra-música no Barroco e o conceito de cromatismo generalizado na exploração da voz-música, como colocado por Deleuze, e aqui conectado com a Poesia Sonora. Exporemos a concepção de Barroco como estilo trans-histórico e da dobra como conceito operacional das transições dadas na música através do Barroco, segundo Leibniz, via Deleuze. Faremos então a conexão destas idéias com a Poesia Sonora. Por fim, colocaremos em questão o conceito de cromatismo generalizado na variação voz-música, proposto por Deleuze e Guattari, no intuito de verificar de que forma essa dobra entre palavra e som se dá como continuidade efervescente na história da música até a atualidade, tendo na exploração da voz, entre o som e a polissemia da palavra, o seu ângulo de inclinação.

The fold word-music in the barroque style and the concept of generalized chromaticism within the exploration of voice-music in sound poetry

This article aims at detecting the relationship between the Barroque concept of fold and the concept of generalized chromaticism within the exploration of the voice-music, as defined by Deleuze, here conected with Sound Poetry. We will illustrate the concept of Barroque as a trans-historic style and that of fold as an operational concept of musical transition through the Barroque, according to Leibniz, via Deleuze. Then we will conect these ideas with the Sound Poetry. Lastly, we will put into question the concept of generalized chromaticism within the voice-music variation, proposed by Deleuze and Guattari, with the intent of verifying how this fold between words and sounds takes place as an effervescent continuity throughout the history of music until today, having the exploration of the voice, between the sound and the polysemy of the word, as its folding angle.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.