A diversidade a partir de diálogos com as músicas não ocidentais: relato de pesquisa concluída – Amplificar

A diversidade a partir de diálogos com as músicas não ocidentais: relato de pesquisa concluída

Resumo

Descrevemos aqui a estrutura básica da pesquisa de doutorado finalizada em março de 2013. Nessa pesquisa elaboramos um percurso de estudo para abordar as relações estabelecidas a partir do contato do músico de formação tradicional europeia com os fazeres musicais de culturas não ocidentais. A metodologia adotada para esse estudo foi traçar uma linha do tempo que se inicia na aproximação com a música não ocidental pelos compositores europeus do início do século XX e segue até os contextos formativos da atualidade no ocidente. Ao final da pesquisa elaboramos e aplicamos workshops de improvisação sob o tema conexão corpo/instrumento, que propõe ambientes híbridos e multiculturais a partir de materiais da música não ocidental.

The diversity from dialogues with non-Western musics: report of a concluded research

Here we describe the basic structure of the doctoral research completed in March 2013. At this research we developed a course of study to address the relationships established from the contact of the traditional European-trained musician with the music making of non-Western cultures. The methodology adopted for this study was to establish a timeline that begins on the approach to non-Western music by European composers of the early twentieth century and continues until the actual training contexts in the West. At the end of the research we propose an extension of that study in improvisation works hops under the theme body/instrument connection and collect reports of participants for review and completion of our work.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.