A descrição da interação professor-aluno em selecionadas aulas coletivas de violão: Uma análise observacional a partir do sistema RIOS
-
Seguir para texto completo
Seu navegador será reencaminhado para a fonte do documento, porque o Amplificar não mantem cópias dos textos. Caso o texto não seja carregado, por favor me notifique que ele está fora do ar e consulte sua disponibilidade no site oficial da fonte.
Resumo
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado concluída. Em nossa pesquisa, descrevemos a interação verbal e certas formas de comunicação não verbal, entre professor-aluno em três aulas coletivas de violão realizadas em um projeto social localizado na cidade de Vitória (ES), caracterizando-se, portanto, como uma pesquisa de natureza quantitativa. Para tal, utilizamos como referencial teórico-metodológico o trabalho desenvolvido por Erbes (1972). De nossa análise concluímos que o professor observado apresenta um perfil de ensino dominante/direto, onde as aulas de ensino coletivo assumem contornos de ‘estudo dirigido’ e/ou ‘ensaios supervisionados”.
This work is the result of a research done. In our research, we describe the verbal interaction and certain forms of nonverbal communication between teacher and student in three small group lessons guitar made in a social project in the city of Vitória(ES/BRAZIL), characterized, therefore, as a quantitative research. Therefore, we used as a theoretical and methodological work developed by Erbes (1972). From our analysis we conclude that the observed teacher presents a profile of dominant/direct teaching, where classes take collective teaching outlines ‘directed study’ and ‘supervised trials’.
As informações apresentadas acima usam a grafia do original.