A definição dos cantares do tango e da guarânia: dois gêneros, ao mesmo tempo, fronteiriços e nacionais – Amplificar

A definição dos cantares do tango e da guarânia: dois gêneros, ao mesmo tempo, fronteiriços e nacionais

Resumo

Esta comunicação apresenta uma proposta para a realização de um estudo comparativo das condutas vocais de dois gêneros musicais, ao mesmo tempo, fronteiriços e nacionais: a guarânia, na fronteira Paraguai-Brasil, e o tango, fronteira Argentina-Uruguai. A partir da identificação dos parâmetros vocais fundacionais desses gêneros, pretende-se refletir a respeito daqueles elementos que acabaram escolhidos para definir o modelo de interpretação e conduta vocal dos cantares populares nacionais paraguaio e argentino.

This paper presents a proposal for realization of a comparative study on the vocal conducts of two musical genres, at once, borderers and nationals: the guarania, in the Paraguay-Brazil frontier, and the tango, in the Argentina-Uruguay frontier. Departing from the identification of the fundational vocal paramaters of these genres, the proposal aims to reflect about those elements that were chosen to define the model of interpretation and vocal conduct of the paraguayan and the argentinian national popular singing.

As informações apresentadas acima usam a grafia do original.