A contribuição de Max Mathews para a Música Computadorizada – Amplificar

A contribuição de Max Mathews para a Música Computadorizada

Resumo

A síntese sonora digital teve seu início quando Max Mathews, engenheiro do Bell Laboratories, foi estimulado por seu chefe a dedicar-se exclusivamente a produzir programas que tornassem possível a composição de música através de computadores. As pesquisas de Mathews culminaram com a série de programas para síntese sonora e sequenciamento conhecidos como MUSIC N. Dentre estes, o MUSIC III trouxe a maior novidade da família: o conceito de unidade geradora: uma função pré-programada que simulava o comportamento de módulos eletrônicos presentes em sintetizadores analógicos. Através das unidades geradoras era possível simular osciladores, filtros, envelopes de ataque e decaimento, dando ao usuário a oportunidade de conectar os distintos blocos para então gerar um som específico. Era possível também implementar técnicas conhecidas de síntese sonora como a aditiva, a subtrativa, dentre outras mais complexas, como a síntese FM. Dentre todos os programas da família MUSIC desenvolvidos por Mathews, porém, o mais importante foi o MUSIC V que, dentre outras melhorias, foi implementado através da linguagem FORTRAN para os computadores da linha IBM360, mais rápidos, estáveis e, principalmente, presentes em diversas instituições da época. Isto permitiu que o MUSIC V fosse executado em diferentes lugares, divulgando o conceito de síntese sonora digital e, com isso, expandindo o número de pesquisadores interessados. Este processo permitiu que outras versões do programa fossem escritas em centros de pesquisas como, por exemplo, o da Universidade de Princeton e de Stanford, dando origem a novas versões, melhoradas e adaptadas aos computadores mais modernos. Esta linha de sucessivas melhorias estendeu-se até o atual Csound, amplamente utilizado em performances de música eletroacústica até os dias atuais.

The Contribution of Max Mathews for Computer Music

The digital sound synthesis began when Max Mathews, a Bell Laboratories engineer, was encouraged by his boss to exclusively produce programs that would make possible the music composition through computers. The Mathews' research culminated in the range of programs for sound synthesis and sequencing known as MUSIC N. Among these, the MUSIC III brought the biggest news of the family: the concept unit generators: a pre-programmed function that simulated the behavior of oscillators present in analog synthesizers. Through unit generators was possible to simulate oscillators, filters, attack and decay envelopes, giving the users the opportunity to connect different blocks and then generate a specific sound. It was also possible to implement techniques known like the additive sound synthesis, the subtractive, among other more complex, such as the Frequency Modulation synthesis. Among all MUSIC family programs developed by Mathews, however, the most important was the MUSIC V which, among other improvements, was implemented by FORTRAN language for IBM360 computers series, which was faster, stable and present in diverse institutions at the time. Thus, the MUSIC V was performed in different places, spreading the concept of digital sound synthesis and thereby expanding the number of interested researchers. This process allowed other versions of the program, written in research centers such as the University of Princeton and Stanford, allowing new versions, improved and adapted to modern computers. This line of successive improvements culminated with current Csound program, widely used in performances of electroacoustic music today.

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